Rua Arlindo Genário de Freitas, 55 Bairo: Jardim Saporito Taboão da Serra - SP CEP 06783-050 Telefone 4138 5183 Diretora: Vanalucia Teles F. Brito Assistente de Diretor: Juliana de Oliveira. Coordenadora Beatriz Ferreira
Pesquisando...
- 1° ano A - Prof. Diná
- 1° ano B - Prof. Luana
- 1° ano C - Prof. Euraide
- 4° ANO A - Prof. Shirley
- 4° ano B - Prof. Margareth
- 5° ano A - Professora Teresa
- 5° ano B - Prof. Andréia
- 5 ano C - Prof Tábata - Grupo 1
- 5° ano C -Prof. Tábata Grupo 2
- 5° ANO C - Aluno Gabriel Tenari
- 5° ano D - Prof. Márcia
- 5 ano F - Prof. Sonia Araújo
- Planejamento dos 1° anos
- Planejamento de Aula dos 4° e 5° anos
- 5° ano E - Prof. Simone O.
- 5º ANO C Brenda Christyne (SÉRIES)
Professora Elizabeth
- EMEF PAULO FREIRE - Professora Elizabeth Ferreira de Andrade
- Taboão da Serra, SP, Brazil
- Sou professora formada em Pedagogia pela FAAP, Pós graduada em Psicopedagogia, Educação Artística/Artes, Gestão Escolar e Especialista em Atendimento Educacional Especializado.
segunda-feira, 16 de abril de 2012
domingo, 15 de abril de 2012
Planejamento da Semana de 16 a 20/4
Fazer CARÔMETRO. Ou seja, tirar fotos dos alunos lindos alunos de toda EMEF Paulo Freire.
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Fala HENRI WALLON:
" O espaço não é primitivamente uma ordem entre as coisas, é antes uma qualidade das coisas em relação a nós próprios, e nessa relação é grande papel da afetividade, da pertença, do aproximar ou do evitar, da proximidade ou do afastamento." Henri Wallon no livro Do Ato ao Pensamento......... Então beije, então ame....
quarta-feira, 11 de abril de 2012
AVALIAÇÃO da 1ª Etapa do Projeto
Os alunos interagem bem, muitos estão tão eufóricos que não esperam outros concluírem sua linha de pensamento que falam ao mesmo tempo, tanto concordando como discordando ou até a demostrarem seus conhecimentos prévios.
Como trabalho com os 1° anos, 4° e 5°s anos percebo que eles não tem muito o poder de argumentação, mas participam ativamente, (veja em depoimentos das professoras). Os meninos estão bem interessados tanto como as meninas. O que tenho que melhorar com eles é a forma e o que querem perguntar, pois muitos já sabem bastante coisas sobre os temas escolhidos, e a avalanche de perguntas são relevantes e pertinentes ao tema. Agora, mãos à obra.
Como trabalho com os 1° anos, 4° e 5°s anos percebo que eles não tem muito o poder de argumentação, mas participam ativamente, (veja em depoimentos das professoras). Os meninos estão bem interessados tanto como as meninas. O que tenho que melhorar com eles é a forma e o que querem perguntar, pois muitos já sabem bastante coisas sobre os temas escolhidos, e a avalanche de perguntas são relevantes e pertinentes ao tema. Agora, mãos à obra.
Para reflexão:
"A escola deve se valer cada vez mais de recursos que facilitam a comunicação e o acesso à informação sem porém, se tornar refém deles." (Luiz Carlos Menezes).
COMENTÁRIO DAS PROFESSORAS SOBRE AS AULAS DE ORIENTAÇÃO TECNOLÓGICA
Profª Diná E. Maglio 1° ano A: "...As primeiras impressões sobre as aulas de O.T. foram satisfatórias, pois partiu dos interesses dos alunos a busca da pesquisa..."
Profª Euraide Castro 1° ano B: "...As aulas são dinâmicas e atraentes..."
Profª Shirley 4° ano A: "...Foram boas as primeiras impressões com relação as primeiras aulas. Os educandos estão empolgados. Sugestão: Vincular aos projetos da sala como: animais ameaçados de extinção e oficina de sucata com a interação da família. Vídeos podem ser mostrados para ativar/motivar os educandos a irem atrás de mais informações sobre estes temas..."
Profª Claudia Granados 4° ano B "...Todos os alunos ficaram muito, muito, muito interessados e participaram das propostas. Os resultados estão sendo criativos e dinâmicos. sugiro: Interação direta com o computador, navegação na Internet, painéis, depoimentos dos alunos..."
Profª Andréia Pereira Braga Gomes 5° ano B: "... As primeiras impressões das aulas de Orientações foram muito positivas. Inicialmente podemos perceber que as aulas serão muito interativas e com muita participação dos alunos. Houve bastante mudanças em relação a forma de trabalho..."Profª Tábata 5° ano C: "...As aulas de O.T. são muito boas, é uma novidade para a turma pesquisar um assunto no computador. Tenho conversado e trocado ideias com meus alunos sobre o Projeto escolhido para este bimestre. O assunto ganhador foi o "futebol", que está sendo bastante discutido devido a Copa de 2014 no Brasil..."
Profª Márcia Gomes 5° ano D: "...A profª Elizabeth Ferreira foi muito clara em suas explicações, percebi as crianças bem interessadas. acredito que irá acrescentar muito no conhecimento das crianças. Sugestão: Dividir a sala em grupo, cada grupo faria uma pesquisa relacionada ao assunto em pauta e ELES fariam exposição ao grupo todo (à sala)..."
terça-feira, 10 de abril de 2012
Dinâmica: O QUE SEI e O QUE NÂO SEI sobre o Tema da Pesquisa:
1° ano A - Profª Diná - Tema Animais Domésticos 1° ano B - Profª Sonia Aranha - Tema Animais Aquáticos
1° ano C - Profª Euraide - TemaAnimais Aquáticos
4° ano A - Profª Shirley - Tema Policiais
4° ano B - Profª Claudia - Tema Futebol
5° ano A - Profª Cléa - Tema Animais Pré-Históricos 5°ano B - Profª Andréia - Tema Foguetes
5° ano C - Profª Tábata - Tema Futebol
5° ano D - Profª Márcia - Tema Corpo Humano
5° ano E - Profª Simone O.- Tema Animais Aquáticos
5° ano F - Profª Sonia - Tema Terra (Rotação/Translação)
5° ano D -Corpo Humano - Sabem: Que precisamos nos proteger para não pegarmos algumas doenças.
O que ainda não sabem: Quais as partes do olho. Como funciona o cérebro. Como funciona o insteitno delgado....
5° ano B - Foguetes - Sabem: Que os foguetes voam. que só os astronautas podem pilotar... O que ainda não sabem: Como os astronautas dormem? Como são feitos os foguetes? Os astronautas tomam banho?
5° ano E - Animais Aquáticos - Sabem: Que os animais aquáticos vivem na água. Eles comem, dormem e se reproduzem na água. O que ainda não sabem: A água viva tem olhos? Quantos filhotes tem os golfinhos?...
5° ano C - Futebol- Sabem: Que futebol se joga com uma bola e com os pés. O que ainda não sabem: Onde foi inventado o futebol? Qual foi o primeiro time de futebol?
4° ano A - Policial: Sabem: Que o polocial é um profissional que prende bandidos e que nos protegem. O que ainda não sabem: Como se alistar para ser policial? Como é o treinamento para policiais?...
5° ano A - Animais Pré-Históricos: Sabem: Que os animais já morreram. Que alguns eram carnívoros. Poucos voavam. alguns andavam de quatro patas. O que ainda não sabem: Quais eram os animais Pré-Históricos? Quais animais pré históricos conviviam com os seres humanos? Que alimentos os animais comiam? Onde os ossos dos animais estão? Quantos anos viviam?
1° ano C - Profª Euraide - TemaAnimais Aquáticos
4° ano A - Profª Shirley - Tema Policiais
4° ano B - Profª Claudia - Tema Futebol
5° ano A - Profª Cléa - Tema Animais Pré-Históricos 5°ano B - Profª Andréia - Tema Foguetes
5° ano C - Profª Tábata - Tema Futebol
5° ano D - Profª Márcia - Tema Corpo Humano
5° ano E - Profª Simone O.- Tema Animais Aquáticos
5° ano F - Profª Sonia - Tema Terra (Rotação/Translação)
5° ano D -Corpo Humano - Sabem: Que precisamos nos proteger para não pegarmos algumas doenças.
O que ainda não sabem: Quais as partes do olho. Como funciona o cérebro. Como funciona o insteitno delgado....
5° ano B - Foguetes - Sabem: Que os foguetes voam. que só os astronautas podem pilotar... O que ainda não sabem: Como os astronautas dormem? Como são feitos os foguetes? Os astronautas tomam banho?
5° ano E - Animais Aquáticos - Sabem: Que os animais aquáticos vivem na água. Eles comem, dormem e se reproduzem na água. O que ainda não sabem: A água viva tem olhos? Quantos filhotes tem os golfinhos?...
5° ano C - Futebol- Sabem: Que futebol se joga com uma bola e com os pés. O que ainda não sabem: Onde foi inventado o futebol? Qual foi o primeiro time de futebol?
4° ano A - Policial: Sabem: Que o polocial é um profissional que prende bandidos e que nos protegem. O que ainda não sabem: Como se alistar para ser policial? Como é o treinamento para policiais?...
5° ano A - Animais Pré-Históricos: Sabem: Que os animais já morreram. Que alguns eram carnívoros. Poucos voavam. alguns andavam de quatro patas. O que ainda não sabem: Quais eram os animais Pré-Históricos? Quais animais pré históricos conviviam com os seres humanos? Que alimentos os animais comiam? Onde os ossos dos animais estão? Quantos anos viviam?
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagens populares
-
5° ano E - Professora Simone Olecsuic Diante a pesquisa do Bonequinho , observamos que os alunos do 5° ano E Querem APRENDER: 4 Crescim...
-
5 ano f nome: Jennifer Menezes F. R prof: Sonia Contos de assombração Maria, Joca...
-
Planejamento da Semana de 19 a 23/3 para as séries: 1° A, B, C Conversa retomando as pesquisas e levantamento de dados para MAPA CONCEITUA...
-
5° ano C - Professora Tabata Diante a pesquisa do Bonequinho, observamos os interesses dos alunos: Os anlunos querem APRENDER: 4 Tocar ...
-
Olá alunos e professores... Voltamos este ano... Planejamento para Março: Apresentação da Professora; Vídeo Regras do Laboratório: Mapa...
-
"A escola deve se valer cada vez mais de recursos que facilitam a comunicação e o acesso à informação sem porém, se tornar refém deles...
-
Relatório da Semana de 19 a 23/3 Esta semana os alunos se mostraram bem interessados quanto ao que se trata de aprender. São tantas questõe...